segunda-feira, 26 de maio de 2008

Maratonista

É, meu primeiro post como maratonista! Mas não é fácil!

A largada estava prevista para as 7:20 e acordamos as 05h, ansiedade, expectativa, tudo isso atrapalha, mas como é difícil controlar! Fomos a tenda da Studio1, do novo amigo Silvio que nos recebeu muito bem.



Nessa hora comecei a pensar em muita coisa, principalmente nos problemas que tive durante o treino para a maratona. minha inflamação na região do metatarso , que interrompeu treinos importantes e que vem me atrapalhando nos últimos dias. Outro fator seria o desconhecido, como seria correr por 42km, 4h de prova?

Ao mesmo tempo tinha uma tranquilidade que não sei explicar, tinha certeza que completaria a prova neste dia. Acho que era mais uma convicção que terminaria da maneira que fosse, com ou sem dor. E assim fui para a largada, com muito frio mas muita esperança.

Os primeiros kms foram os mais tensos, procurei manter o ritmo, desconcentrar de tudo que que não fosse me ajudar naquele momento. Como muitos sabem não corro com mp3, mas na maratona achei que seria um bom aliado, e foi mesmo! Minha cabeça era: são quatro provas de 10km.

Completei os primeiros 10km muito bem, leve solto e continuei até os 12 onde então tomei o primeiro gel. A reta da avenida Ipiranga não é fácil, só ali foram quase 14km de prova, ida e volta. Mas o que me impressionou mesmo foi a minha calma e tranquilidade ao passar na marca da meia-maratona, como eu estava bem!

Na marca do km23 vi a Sher caída e sendo atendida pelos médicos, segui firme e logo cheguei aos 25km. Ao mesmo tempo eu fazia uma conta cronológica e ali, faltavam cerca de 1:30 para terminar! Eu estava bem.

Lembro bem das placas de 28km e 30! Não se pq cheguei a me emocionar ao passar por elas, tanto que coloquei o melhor som e comecei a cantar pelas ruas... fiquei empolgado e quando percebi o povo e aplaudia (que mico).


O pesadelo
Na marca do km 34 comecei a sentir as primeiras dores fortes no pé direito, tentei então pensar em outras coisas, me concentrei no som e segui firme. Aos poucos a dor começou a ficar mais intensa e eu só pensava em terminar a prova. Depois do Km 35 as coisas ficaram bem difíceis, naquele trecho passamos ao lado da largada e vemos muita gente voltando e concluindo a prova, ao mesmo tempo que vemos muita gente com problemas. Nesse momento percebi que o temo desejado não poderia ser alcançado, mas terminaria ainda assim com muita honra e orgulho.

Passei então pelo MM que já voltava para terminar a prova, com um semblante tranquilo era visível seu bom preparo. Segui lento, mas determinado até que no km 41 o amigo MM estava de volta para me dar uma força. Quando faltavam poucos metros a Sher também me esperava e m pouco mais de 4h20, conclui a minha primeira maratona.



Hoje tenho certeza que ainda farei muitas outras, pois é algo fantástico que nos dá a verdadeira ideia do poder de nosso corpo e mente. O que vem agora Xterra 2008 e depois, a depois eu penso nisso!

Quero agradecer aos inúmeras mensagens de boa sorte. Não tenho palavras para dizer como admiro todos vocês que sabem do esforço e dedicação que uma maratona exige. Valeu pessoal.

9 comentários:

G.M. disse...

Ricardo,
Parabéns, de verdade !
É uma grande conquista sua, algo que ninguém poderá lhe tirar.
Saiba que a sua superação serve de exemplo e estímulo para todos nós que estamos humildemente tentando nos desenvolver nas corridas.
Congratulações !
Felicitações !
Obrigado !
Ass.: Guilherme.

Ricardo Aloise disse...

Valeu Guilherme, realmente é uma prova marcante, mas fiquei com um gostinho que poderia ser melhor! Com certeza vou voltar, enquanto isso você se prepara para encarar comigo!

ilesorma disse...

Parabéns Ricardão !
Você é o cara, Presa !!
Só pelo fato de ter completado a maratona faz de vc um vitorioso porque com todos seus problemas não desistiu nunca eu gosto de pessoas assim como vc com muita perseverança e dedicação, as dores, o sofrimento tudo isso passa mas a alegria fica marcada em nossa mente prá sempre e jamais alguém consegue apagar, e agora vc pode dizer SOU UM MARATONISTA !!
Abraços.
Márcio.

G.M. disse...

Ricardo,
Por ter sido a sua estréia, acho (modestamente) que você foi muito bem ! Se eu fizer a Maratona em um tempo próximo do seu, já ficarei feliz !
A gente se cruza pelas Maratonas da vida !
Obrigado.
Ass.: Guilherme.

walmir disse...

Ricardo, Parabens Cara!!! Fico emocionado quando vejo os relatos sobre as maratonas. E o seu não é diferente. Precisa ter muita dedicação, não é prá qualquer um.
abraços, walmir

Unknown disse...

P A R A B É N S Ricardo !!

Ano passado tinha a Maratona em meus planos, mas desde que assumi outros compromissos profissionais, acredito que tão cedo não poderei encarar tamanho desafio. Entretanto, fico muito feliz por sua conquista pessoal.

Parabéns,e espero que esta seja apenas a 1a de muitas outras !!!

Sucesso !
Anderson BOS

Ricardo Aloise disse...

Valeu Galera, realmente foi mais que uma prova. Tive a mesma descoberta da primeira corrida da minha vida! Nós somos capazes e com certeza virão muitas outras.

Unknown disse...

Oi Ri!

Parabéns!!
Sei de todo seu esforço para completar mais este objetivo... fico muito feliz em ver que, mesmo depois de tantas dificuldades, você conseguiu se superar mais uma vez!

Estou muito orgulhosa de você!

te amo
Da

Ricardo Hoffmann disse...

Xará, grande vitória! Parabéns pelo exemplo que deixa para nós. E bem vindo ao seleto hall de MARATONISTA.